A versatilidade e o brilho dos mosaicos de vidro transformados em arte solidária
1/09/2010
Os traços marcantes de Romero Britto e a explosão de cores em um painel de quase 15 metros de comprimento formado por mosaicos de vidro conferem vida e alegria no saguão do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, um hospital público que recebe em grande parte pacientes em fases adiantadas da doença.
O Instituto do Câncer, como é chamado popularmente, impressiona não apenas pela utilização de tecnologias de ponta e equipamentos de última geração, mas também pela sua alta capacidade de atendimento e, principalmente, pela implantação de uma nova filosofia de trabalho.
O painel do saguão, totalmente elaborado em mosaicos de vidro da Vidrotil, colabora para o sucesso dessa proposta ao criar uma nova atmosfera de recepção, acolhimento e atendimento de pacientes e familiares. A tecnologia é de última geração, mas o ambiente onde estão inseridos é menos técnico, mais quente e mais humanizado.
O arquiteto Rogerio Cordeiro, diretor de marketing e design da Vidrotil, diz – “…. as figuras bem-humoradas e as cores vibrantes do desenho do artista contagiaram todos no ateliê. Fazer o mosaico foi ainda mais divertido. É impressionante o poder de conquista das figuras de Romero Britto e podemos ver isso observando as pessoas lá no Instituto do Câncer”.
Em respeito à concepção original da obra, os coloristas da Vidrotil reproduziram com fidelidade todas as cores especiais apresentadas pelo artista na paleta.
Após a fase de fabricação, iniciou-se o processo de montagem com uma equipe formada por 12 mosaicistas, que durante 30 dias trabalharam motivados pela expectativa de ver as mais de 130 mil tesselas de vidro transformarem-se em uma incontida alegria de viver.